Onde é o Brasil?

06/10/2011 — 7 comentários


Certa vez, quando eu morava nos EUA, eu estava ensinando o trabalho a um americano que era funcionário novo. Conversa vai e conversa vem, ele perguntou alguma coisa sobre o Brasil. Eu respondi, então ele num desabafo sincero falou “eu não me importo muito sobre o Brasil, a única coisa que eu sei é que ele fica na Europa”. Eu não preciso dizer que quase engasguei com a coca-cola que eu estava tomando.

Após quase 5 anos, pensando que o Brasil definitivamente entrou no mapa, ainda mais agora com os Jogos Olímpicos e Copa do Mundo (e pelo que vejo só os brasileiros dão bola) programados e o crescimento econômico tão falado aqui fora, eis que estou no vôo, fechando o compartimento de mala e olho para um casal de velhinhos australianos super sorridente. O senhor então, bem tagarela, levanta a voz:

– Nossa menino, você parece tão feliz. De onde você é?
Eu, sorrindo, respondo:
– Sou do Brasil.
Então ele, num gesto de muita cumplicidade, sussurra no ouvido da senhora:
– Minha velha, onde fica o Brasil?
Ela, por sua vez muito supresa, responde:
– Como assim? Na América do Sul!
– Ah sim! Na América do Sul! Ah então você é do Brasil, que fica na América do Sul. Diz ele direcionado a mim num tom de voz mais alta do que a do sussurro envergonhado.

Pensando que estes seriam os únicos episódios bizarros que eu contaria aos meus netos sobre os descobrindo do Brasil no século XXI, hoje entrei no taxi aqui em Dubai, pedi ao taxista paquistanês que me levasse até o shopping que fica aqui perto e então começa o dialogo fatídico:

– De onde você é?
– Sou do Brasil.
– Brasil? (alguns segundos) Brasil? Nunca ouvi falar…
– Como assim? Brasil… Brazil, Brèsil, Bra-sil… Ronaldinho, futebol…
– Tem time de futebol famoso lá?
– Oi?! Sim! Tu nunca ouviu falar do Brasil? Fica na America do Sul! Do time de futebol?
– Não. Nunca ouvi falar. É um país mulçumano?
– Não!!! Não há países mulçumanos na América.
– Não é como na Arábia Saudita?
Seriously?!
– Com quantas mulheres você pode casar lá?

Sério, ele fez essa pergunta! Nesta hora eu quase pedi pra ele parar para eu descer do taxi, pois se nunca ouviu falar no Brasil, poderia também não saber o caminho do shopping. Paguei a corrida, deixei o troco e saí igual a Claudia Leite do Rock in Rio. Disse “obrigada” e saí todo torto dando cambalhota no ar.

E eu ainda disse esses dias que estava super na moda ser brasileiro. Aham, Claudia!

7 responses to Onde é o Brasil?

  1. 

    HAHAHAHA!! Já me aconteceram alguns episódios assim…. só rindo.

  2. 

    O taxista conseguiu superar as minhas experiências vividas neste assunto! 🙂
    Uma das coisas mais irritantes é estar participando de uma conversa em inglês. Você menciona sua nacionalidade e automaticamente começam a falar em espanhol :S
    Ou… aquela idéia famosa dos cartões postais. O povo pensa que nós tomamos suco naquele copo feito da casca do abacaxi com o “guarda-chuvinha” de origami 😀

  3. 

    Ow, mas não se preocupe. Tem lugar onde somos famosos: http://4.bp.blogspot.com/_b77Eoxl7WQE/TB7YxU3CVSI/AAAAAAAAAAk/HN42GUZ3fic/s1600/Brazilians+And+Games.png

    Heh :p
    (Isso ai não foi escrito por um brasileiro, acredite)

  4. 

    Mas tb, um PAQUISTANÊS… Queria o quê?

  5. 

    Ahahahah muito bom esse episodio!! E um dia uma chinesa perguntou para mim daonde eu era e respondi, e ela comentou com a outra em chines…ah ta entao os brasileiros tem cabelo escuro!! Pensei que todos da Europa tinham cabelo loiro!! hahahahaha

  6. 

    Só uma coisa a dizer: HAUHAUAHAUHAUAHUAHAUAHUAHUAHAUAHUAHUAHAUHAU! Não consigo parar de rir imaginando a cena desse acontecimento!

Deixa um comentário

