Tutorial básico: Como tirar fotos em viagem

12/06/2012 — 3 comentários

Eu estudei fotografia na faculdade, mas na época não me interessava muito, porém hoje em dia é uma paixão. Após viajar com vários amigos constatei que eles não conheciam umas regras básicas para tirar uma foto. Muita gente acha que é só apontar a câmera e apertar o botão, assim como meus amigos muita gente desconhece as regras básicas da fotografia.

A Claudia Regina do site Dicas de Fotografia fez um vídeo tutorial muito legal e bem explicativo.

Se você está com preguiça de ver o vídeo, reproduzi aqui o texto de um outro vídeo. Um tutorial bem básico com 3 dicas muito importantes de como tirar fotos em viagem. Você não precisa ser um artista para melhorar suas fotos, apenas com um pouquinho de paciência e prática você passará ser o fotógrafo da turma.

1. Enquadramento.
O enquadramento da foto é normalmente em duas posições:horizontal ou na vertical, depende do que você vai fotografar. O segredo é escolher a melhor opção que crie a melhor harmonia entre os elementos que serão fotografados.

como tirar fotos em viagem 1

como tirar fotos em viagem 2

como tirar fotos em viagem 3

Uma boa dica é o jogo dos terços, visualizando a tela como um jogo da velha. As quatros convergências são os pontos mais importantes da imagem. Se for fotografar uma pessoa, evite deixa-la no centro da foto. Deixa ela um pouco mais à direita ou à esquerda, criando uma harmonia entre ela e o ambiente.

como tirar fotos em viagem 4

2. Posicionamento dos elementos.
Ao tirar fotos de pessoas junto a paisagens ou monumentos é comum posiciona-las mais próximas ao local e longe da câmera, as vezes elas ficam tão pequenas que não dá pra saber quem é.

como tirar fotos em viagem 5

Com a pessoa mais próxima da câmera, em primeiro plano e o monumento, ou paisagem, ao fundo, você irá compor melhor a imagem.

como tirar fotos em viagem 6

3. Posição da câmera 

como tirar fotos em viagem 7

Também é legal manter a câmera na altura dos olhos da pessoa que irá ser fotografada, mesmo que você tenha que abaixar um pouquinho. Posicione-a de frente para a luz. Fotos contra luz impendem a visualização do primeiro plano, mas se isso não for possível acione o flash, mesmo durante o dia.

como tirar fotos em viagem 8

Todas essas dicas foram tiradas deste vídeo da Panasonic no site da UOL.

Já para aqueles que querem aprofundar mais no conhecimento, o fotográfo Karl Taylor produziu vários DVDs dando dicas de como tirar fotos em diveras situações, há um especial só para viagens. Os DVDs são vendidos no site, porém é facilmente encontrado para download na internet.

Update: O Marcilio deu uma dica legal para quem quer ir um pouco além. Uma apostila feita pelo pessoal do Dicas de Fotografia com 7 lições para aprender fotografar.

Bora registrar nossas viagens, galera! Tirem muitas fotos, pois a época do filme com 24 poses já passou.

3 responses to Tutorial básico: Como tirar fotos em viagem

  1. 

    Eu to querendo comprar umas SLR em breve para aumentar o nível de qualidade das minhas fotos e acabei de fazer o curso básico do Karl Taylor e adorei!Outro site interessante tbm eh o :http://www.dicasdefotografia.com.br/aprenda-a-fotografar-em-7-licoes

    • 

      Muito legal, Marcilio! Os cursos do Karl são muito legais, já vi uns 3 dvds dele. Esse site que você mandou também é muito bacana. Valeu pela contribuição.

Trackbacks and Pingbacks:

  1. Tutorial: 5 dicas para fazer um vídeo de viagem legal. « Mundiando - Janeiro 24, 2013

    […] Quer aprender como tirar fotos legais em viagem? Olhe este tutorial com 3 dicas básicas para melhor… […]

Deixa um comentário