O muro de Berlim e a propaganda nazista

27/10/2012 — Deixe um comentário

Berlim é pura história e cultura. É algo tão impactante, que as vezes você fica extasiado ao virar cada esquina e pensar em tudo que deve ter acontecido por ali. Um sentimento que tive em Roma e em Atenas, é claro, dada as devidas proporções temporais na história.

Entre centenas de coisas pra ver, nos 6 dias que passei na cidade, passeei bastante pelas ruas, fiz bastante compras, muitas festas e visitei alguns pontos turísticos. Os pontos da cidade onde o Muro de Berlim, que dividiu a Alemanha entre entre 1961 à 1989, ainda permanece em pé para exposição histórica deve ser os lugares mais visitados da cidade. Fui a um destes pontos e neste ainda havia uma exposição sobre propaganda nazista desde a época em que Hitler começou a implantar o nazismo até as notícias do seu suicídio.

É uma exposição muito legal! Entre tantos cartazes e propagandas, registrei este abaixo para postar aqui no blog.

“Você que está pagando os custos aqui”. Livro de escola em 1940. Ilustrações como estas eram usadas para alegar que pessoas hereditariamente doentes eram uma carga financeira para pessoas saudáveis. Os nazistas diziam que “genes ruins” eram responsáveis pela criminalidade, alcoolismo, deficiência e comportamento anti-social.

Esta exposição fica ao lado da parte do muro que fica na rua Niederkirchnerstraße na esquina com a rua Wilhelmstraße. Para chegar lá você pode descer na estação Kochstrabe ou a estação do que era o antigo posto militar Checkpoint Charlie.

O Checkpoint Charlie é considerado um símbolo da Guerra Fria, foi projetado como um simples posto militar para passagem de estrangeiros e membros das Forças Aliadas da Alemanha Ocidental para a Alemanha Oriental. Hoje há uma réplica de madeira do que era o posto militar. Você pode ainda levar seu passaporte para ser carimbado com o antigo carimbo da Alemanha Oriental. Legal, né?

Bis später!

Sem Comentários

Be the first to start the conversation!

Deixa um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s