Tutorial: 5 dicas para fazer um vídeo de viagem legal.

24/01/2013 — 8 comentários

Eu sou um apaixonado por vídeo. Acho que eu já vejo as coisas com um enquadramento e como cada cena ficaria legal se editava, com uma pequena alteração de cor e uma música legal. E o que são as memórias de viagem se não isso? Ninguém lembra da água gelada do chuveiro do hotel que não esquentou ou canseira no final do dia após ter andado o centro da cidade inteiro e sim das pontes com o lindo pôr-do-sol ao fundo.

Com a internet, a linguagem de vídeo tem mudado bastante. Todo mundo lembra daqueles vídeos de casamento de amigos que tinham 2h de duração, 1h só de beijo, mesa após mesa. Hoje em dia os vídeos de casamento tem duração de 30min, e o que vão para sites de vídeos, 5min.

Se você quer fazer vídeos de viagens legais, pense sobre isso. As pessoas não gastam mais do que 4 minutos assistindo alguma coisa na internet, a menos que seja genial.

Pensando nisso, traduzi aqui para vocês 5 dicas do Vimeo Video School para deixar os seus vídeos de viagem mais divertidos:

1. Deixe o local falar por si!
Mostre, não conte. Pense no ambiente como o tema do seu vídeo. Você ainda pode ser a estrela, mas deixe a cena ter seu tempo de câmera também.

2. Mostre os seus amigos.
Vídeos permitem momentos espontâneos. Tente capturar seus companheiros de viagem sendo eles mesmos ao invés de agrupa-los na frente a pontos turísticos ​​e forçá-los a dizer “xis!” .

3. Pense em cenas.
É fácil se deixar levar e filmar tudo que você vê, mas isso pode dar um pouco de dor de cabeça na hora da edição . Tenha o vídeo final em mente quando você está filmando, e seja seletivo. Tente gravar clipes que variam de comprimento. É difícil editar clipes muito longos.

4. Documentar os “momentos” que você quer lembrar.
Às vezes, pequenas coisas, como uma garrafa de cerveja suando ao sol, pode trazer de volta as lembranças mais fortes. Tente observar as pequenas coisas e dar a esses momentos algum tempo em seu vídeo. Se você assistir a um espetáculo, não há necessidade de documentar a coisa toda, apenas mostrar um momento do show, e isso é tudo que você precisa. Pense em seu vídeo como um mostra de destaques!

5. Se você está se divertindo, as chances são de que vai ser divertido de assistir!
Se você está tendo ótimas férias, filmar enquanto você está no meio de sua alegria vai preservar esse tempo para o futuro! Às vezes não faz mal deixar um de seus companheiros de viagem fazer algum vídeo de você também.

Pra quem quiser mais dicas como essas, o Vimeo reúne vários videos tutorial no canal Video School, só que são todos em inglês.

como tirar fotos em viagem

8 responses to Tutorial: 5 dicas para fazer um vídeo de viagem legal.

  1. 
    ferramentanatv 03/05/2015 às 02:15

    muito as imagem qual a camera que uso
    obrigado
    de: http://editordevideo.com.br/

  2. 

    nossa goste das imagen muito bom, Qual é câmera que usou

  3. 
    Diego Oliva 05/12/2014 às 12:28

    Cara, adorei suas dicas, ainda estou engatinhando nesta área, mas to adorando fazer os videos e editar. Que programa vc usa ?

  4. 

    Oi Dan! Amei esse vídeo, que demais!!! Qual câmera e programa você usa?
    Abraço,
    Carol.

  5. 

    Não esquecer de uma camera boa e uma boa seleçao musical porque se não … não vai ser a mesma coisa 😛 … E como ja um professor meu dizia Coca-cola sem Whisky e como Video sem Audio !!

    • 

      É verdade, Pedro! Há muitos elementos no vídeo que não podem ser esquecidos. Estes que falei são só de uma forma geral, mesmo, o bem básico. Já vi filmes de viagem ótimos, sem nenhuma música. Mas aí o cara tem que ser muito profissional pra prender sua atenção.

  6. 

    Mais do que Perfeita essa publicação. Havia procurado algo parecido na net mas não achei nada legal q explica diretamente sobre o assunto. Adorei.

Trackbacks and Pingbacks:

  1. Inspiração de vídeo de viagem: Onde eu devo ir?! « Mundiando - Abril 20, 2013

    […] Tutorial: 5 dicas para fazer um vídeo de viagem legal. […]

Deixa um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s