Como tempo você admira um ponto turístico?

19/07/2013 — 8 comentários

Assistindo ao filme “Minha Mãe é uma Viagem” (The Guilt Trip), muito me identifiquei com a personagem da Barbra Streisand quando ela visita o Grand Canyon. O filme conta a história de um filho que leva a mãe em uma roadtrip até São Francisco. Um dos sonhos da mãe é ver o Grand Canyon, ao chegar à atração do estado do Arizona, nos EUA, a grande surpresa. Quanto tempo devo ficar olhando pra isto?!

A cena a qual me refiro está abaixo com legenda:

Há algum tempo, um amigo estava me contando da primeira vez que foi à Paris. Ele disse que foi algo inexplicável, e que, quando avistou a torre Eiffel de longe, começou a chorar.

Eu fiquei meio assim…

tumblr_m4syg5Dq9Y1rxpszlo1_400

Tentei fazer um exercício mental e lembrar dos pontos turísticos que visitei e que senti aquela palpitação. Claro que eu já tive, e tenho, minhas crises de turista. Aquele momento que vi algo e fiquei emocionado, mas confesso que há muito tempo não tenho este sentimento. Pensei então na Times Square, em NY, no Coliseu, em Roma, as ilhas da Tailândia, e na praia onde foi rodado a cena do acidente do avião de Lost no Havaí… ok! Alguns! Mas nada que me fizesse chorar. Sou um rapaz frio demais, pensei.

Talvez pelo fato de eu viajar demais, pontos turísticos perderam um pouco o brilho. Porém, confesso que poucas vezes vi pessoas sentadas e admirando um monumento ou lugar como se fosse uma obra de arte de museu. Isso até me lembrou da Donna, a aeromoça mais famosa do cinema, que sempre quis ir à Paris. Quando chega lá, ela senta e fica admirando a cidade.

Toda vez que vejo essa cena, me sinto um comissário completamente desrespeitoso aos pontos turísticos.

Segundo o wikipedia, atrações turísticas são lugares que turistas visitam geralmente por seu valor cultural, importância histórica, beleza, originalidade, porque é raro, misterioso, ou para recreação e diversão. Para mim, atrações turísticas servem para você registrar que este naquele lugar, através de fotos ou vídeos. Algo mais simbólico.

Normalmente as histórias mais legais que tenho de viagem acontecem fora do eixo turístico. E não, não sou daqueles turistas que odeiam ser chamados de turistas. Mas confesso que já passei por vários momentos iguais a esta mãe que era louca para conhecer o Grand Canyon, e ao chegar ficava me perguntando quanto tempo deveria olhar para aquilo.

Agora eu já sei.

– 10 minutos, eu acho… em respeito ao lugar.

8 responses to Como tempo você admira um ponto turístico?

  1. 

    Esse tópico nos faz pensar mesmo. Tive a oportunidade de conhecer vários países mas trabalhando em navio cruzeiro. Lembro que muitas vezes não tinha muito tempo para sair ou então estava muito cansado. Uma vez comentei com uma amiga: por mais que tenhamos pouco tempo vamos sair e vamos tirar várias fotos pra jogar no face, é isso que importa, nas fotos ninguém saberá que estamos mega cansados! hehe Por muitas vezes fiz isso, mas o lugar que passei que mais me chamou a atenção foi a Catedral da Sagrada Família em Barcelona, ali eu realmente fiquei acho que uns 20 minutos de boca aberta, eram muitos detalhes, lindo demais! Não entendo nada de história, não sei de que século ela é, só sei que linda mesmo. #ficaadica ^^

  2. 

    Excelente esse tópico. Eu me auto classifico como desses que não perdem uma foto no ponto turístico principal e, pelos mais de 25 países sempre tem um ponto ou outro que são breath taking.. Confesso inclusive que rolaram umas lágrimas quando pisei na Liberty Island e vi a estátua de perto, ou quando desci do metrô pertinho da torre Eiffel e a avistei à noite iluminada pela primeira vez. No parlamento húngaro eu acho que fiquei no mínimo uns 40 min observando o prédio que na minha opinião é um dos mais bonitos da Europa. Contudo, é claro, isso nunca é tão divertido quanto às estórias por você chamadas de “fora do eixo turístico” essas são geralmente são memórias melhores ainda. Enfim, ótimo texto!

  3. 

    Este é um tópico interessante, principalmente para lembrar que pessoas são diferentes e reagem de modo peculiar às situações… Somos todos singulares e, como tais, desenvolvemos os sentidos de maneiras distintas. Alguns os aprimora. Outros, o atrofiam. Deve ser por isso que temos tantas classificações e subdivisões para a inteligência… Eu sou 100% Visual, 98% Auditivo e 96% Tátil. Há vários testes que mensuram isso, e dá para fazê-los online mesmo! Enfim, toda essa parapernália ortográfica só assumir que eu sou emocional em demasia e que meus olhos e coração transbordam a cada nova experiência sensitiva, como a visita a um ponto turístico, por exemplo – o que não significa que abro o “berreiro” quando estou cara a cara com a atração. 😀

    P.S.: Dan, é sempre divertido e interessante navegar por aqui. A maneira leve e aconchegante como você escreve é atraente e tem sempre gostinho de “quero mais”.

    Um abraço, cara!

  4. 

    E ai Danilo.

    chorar eu nunca chorei vendo um ponto turistico, mas varios foram bem impressive, de ser mais do que eu esperava, tipo Times Square, Taj Mahal, a piazza de florença, Koh Pee Pee …

  5. 

    Bora Fernanda! Quando chegar avisa aí! Boa sorte na nova jornada.

  6. 

    Oi Danilo, tudo bem?

    Duas coisas pra te confessar: A primeira vez que viajei para fora do Brasil, foi quando fiz intercâmbio para os Estados Unidos. Morei um ano em Las Vegas e devo te dizer, fiquei extremamente encantada com o que vi. Nunca cheguei a derramar alguma lágrima, mas devo admitir que diversas vezes me peguei parada, observando as belas imagens que presenciei.

    A segunda, é que me formei comissária de bordo no ano passado e coloquei na cabeça que quando completasse 21 anos, iria fazer a seleção da Emirates para tentar entrar na empresa. Ora, veja só, deu certo e dia 16 de Agosto estou em Dubai!

    Adoro ler sobre tuas aventuras aqui e espero um dia dividir uma galley contigo! (rs)
    beijos!

Deixa um comentário

